Especialistas afirmam que o mínimo a ser investido em publicidade e propaganda representa 5% (cinco por cento) do faturamento bruto anual. Todavia, somente as grandes empresas se planejam para isso. Na verdade, a recomendação é para que sejam destinados a publicidade entre 5% e 20% do faturamento bruto anual, o que para a grande maioria será considerado inviável. Considerando os custos das instalações, manutenção, salários e benefícios, itens de consumo, transporte e logística, reposição de estoques, despesas extras e impostos, o que sobra é pouco nos dias atuais, principalmente para os pequenos.
Outra preocupação é com os resultados que esse investimento pode proporcionar. É preciso que o retorno da publicidade compense o investimento e gere faturamento extra em relação à média histórica.
Matemática inversa
Tomando por base o valor de R$ 150,00 anuais para manutenção de uma página completa no SIGuia e calculando o faturamento bruto teórico, na proporção considerada pelos especialistas, o faturamento bruto anual para esse investimento seria de três mil reais, ou seja, pessoas ou empresas que faturam em média R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) brutos por mês poderiam arcar com esse investimento. Entretanto, sabemos que ninguém sobreviveria com um faturamento tão baixo.
Supondo que esse investimento ainda seja excessivo para alguns, temos as opções para pagamento em períodos menores, de seis meses e de um mês apenas, respectivamente a R$ 80,00 e R$ 15,00. Isso nos dá a confiança de que a participação no SIGuia é viável para todos e que os resultados superarão, e muito, o valor investido.
Quanto mais autoridade você passa, mais credibilidade você tem. Mais do que uma ferramenta útil para potencializar a autoridade e a credibilidade da sua marca, investir em marketing digital hoje em dia é uma questão de sobrevivência do negócio. Quando você não investe e seu concorrente investe, ele fica mais à frente.
Notícias recentes informam que grandes grupos vêm perdendo sua posição de liderança, entre eles as Americanas, a rede de supermercados Dia, as Casas Bahia, enquanto o Mercado Livre se prepara para investir vinte e três bilhões de reais em logística somente este ano, alcançando praticamente o dobro do faturamento da Shopee e da Amazon juntas!
Conclusão
Sua participação no guia online de Santa Isabel (SIGuia) não é apenas viável e interessante para você mesmo e para seus clientes e amigos, é também uma contribuição para a manutenção de um projeto coletivo com objetivos muito mais amplos que beneficiam a cidade e toda sua população.
Nenhum comentário ainda